FUTEBOL BENFICA - 1 CULTURAL - 5 (crónica enviada por Mister Cláudio)
Antes de mais quero pedir desculpa por só agora estar a postar a crónica do jogo da equipa de 9 anos do Clube Futebol Benfica, mas por motivos de saúde não o pude fazer antes.
Em relação ao jogo, o mesmo começou com algum ascendente da equipa do Cultural embora com uma boa réplica defensiva por parte da nossa equipa.Foi por isso fruto de uma melhor entrada no jogo que a equipa do Cultural chegou ao 0-1. O golo do adversário acabou por acordar os nossos atletas que melhoraram em alguns aspectos técnico-tácticos do jogo mas principalmente na atitude, conseguindo por isso chegar ao 1-1 através de um livre de João Tomas exemplarmente convertido. O jogo mostrava-se neste momento equilibrado ate que a escassos segundos do fim da 1ª parte depois de uma perda de bola na nossa intermediaria o Cultural chegou ao 1-2, terminando assim a 1ª parte. A 2ª parte foi um autentico descalabro a equipa não só não conseguiu explanar aquilo que treina durante a semana, como andou completamente perdida dentro de campo, notando-se nos nossos meninos (e convém lembrar que é isso que eles ainda são) um notável medo de falhar, talvez fruto de a exigência ser maior do que aquilo que deveria ser, fazendo aí mea culpa. Foi então com grande naturalidade que o Cultural chegou ao 1-5, resultado de uma maior agressividade e maturidade futebolistica, que poderia ainda ter sido mais dilatado não fosse a excelente exibição do nosso Gr Miguel.Jogaram: Miguel, Edgar, João Tomás, Mini, Vital, Dani e Gui. e ainda: Omar, Tiago, Guilherme, Bernardo e Gonçalo.Melhor em Campo: Miguel.
Deixo agora aqui um pequeno aparte sobre o que é a formação: Formar é diferente de educar, são coisas completamente distintas, o treinador não tem o dever de educar mas sim de formar em toda a vertente futebolistica e seu meio envolvente de forma pedagógica.Na minha ainda curta carreira de treinador, mas na já longa carreira desportiva e formação académica na área, sempre me alertaram professores e pedagogos para aquilo que pode ser considerada uma das grandes problemáticas do Futebol que são os Pais. Mas ai faço mais uma vez mea culpa pelo facto de não terem sido criadas regras de conduta para todos aqueles que de uma maneira ou de outra se envolvem no meio desportivo junto de crianças que jogando mais ou menos minutos aprendem de forma concisa e adequada competências que as formam não só futebolistica como pessoalmente.Formação não é ganhar a qualquer custo ultrapassando regras e directrizes como quem salta barreiras, Formar começa também nos pais que deveriam passar aos filhos algumas ideias chave não só para o meio desportivo mas também para as dificuldades que enfrentarão ao longo das suas vidas académicas, profissionais e pessoais como a entreajuda, o espírito de equipa, a humildade, o fair-play, a solidariedade entre outras.E não julgar aqueles que de uma maneira ou outra contribuem para o crescimento e enriquecimento destas Crianças que merecem respeito e exemplos para a vida.
Depois ler este comentário não posso de deixar passar sem dizer nada, pois estou completamente de acordo, vamos deixar estes meninos crescer e divertirem-se.Força meninos
ResponderEliminar