A equipa de escolas de 10 anos foi a Alfragide disputar mais um jogo a contar para a segunda fase deste escalão.
Hoje o nosso adversário foi a Foot21, clube diga-se que habitualmente apresenta excelentes equipas e hoje não foi excepção.
Do jogo de hoje podemos fazer logo à partida 2 comentário bem distintos: Bom em relação à primeira parte e inacreditável e menos bom em relação à segunda parte, principalmente nos cinco minutos iniciais, onde sofremos 5 dos 8 golos.
Na primeira parte jogamos unidos e com muito raça pecando só, o que já não deveria acontecer nesta altura do campeonato, em alguns aspectos técnicos, como por exemplo os lançamentos de linha lateral. Aos 22 minutos sofremos o 1º golo após uma perda de bola no meio campo quando já se pensava que o resultado ao intervalo seria a igualdade a zero.
Em relação à segunda parte há pouco a dizer sofremos/oferecemos 7 golos, cinco dos quais nos primeiros cinco minutos sem que nada o fizesse prever depois da prestação da equipa anteriormente.
Após esse período e, se para mim foi complicado, imagino para jovens, que sem saber ler nem escrever, dum resultado óptimo passaram para um pesadelo de 6-0.
Na minha humilde opinião os dois principais factores que levaram a esse acontecimento foram:
1 - o cansaço acumulado na primeira parte, principalmente em alguns jogares chave, que se agravou, o que é normal, com a desvantagem que ia acontecendo no resultado.
2 - e o plantel ser muito curto e nalguns sectores desequilibrado o que dificulta na maioria das vezes a rotação, tão desejada, da equipa.
O jogo acabou com o resultado de 8-0, quanto a mim, pesado de mais pelo que a equipa vez na primeira parte.
Para terminar gostava de deixar aqui enumeradas as 6 etapas (por ordem de complexidade) que o ensino do futebol deveria processar-se: 1) relação do jogador com a bola 2) relação do jogador com a bola e a baliza 3) relação do jogador com a bola, com a baliza e com o adversário 4) relação do jogador com a bola, com a baliza, com o companheiro e com o adversário 5) relação do jogador com a bola, com a baliza, com o companheiros e com os adversários e 6) relação do jogador com a bola, com a baliza, com os adversários e com a EQUIPA.
(já agora definição de equipa é: grupo de pessoas/atletas que trabalham em conjunto para o mesmo fim, para o mesmo objectivo - a vitória)
Tudo isto para dizer se nós técnicos conseguirmos que algum ou alguns, se possível todos, os jogadores ultrapassem uma ou mais etapas das escritas anteriormente ficamos satisfeitos e de consciência tranquila.
Eu estou satisfeito e de consciência tranquila. Não está tudo bem, existem sempre aspectos a melhorar, mas também não está tão mal como alguns querem pintar.
É natural, quando se começa a sofrer golos como nós sofremos no início da 2ª parte, que os miúdos fiquem desorientados, até os pais ficaram. De qualquer forma lutaram e tentaram não sofrer mais. Continuem a tentar ser uma Equipa, pois quando tentam ser, os resultados aparecem.
ResponderEliminarHélia Valentim
O Diogo devia ser mais bem aproveitado na frente uma vez que não consegue defender muito bém os colegas deviam aproveitar a sua velocidade pois sabe levar bem a bola no pé deviam passar a bola mais vezes penso que assim daria mais frutos o vosso meio campo é bom deviam pensar um pouco mais rápido já vi varios jogos vossos e gostei bastante.
ResponderEliminarNa minha opiniao este jogo teve 2 partes completamente diferentes,a 1ª parte foi boa,a 2ª menos boa principalmente os primeiros 5 minutos.mas tenho de dizer que o que eu vi foi uma equipa esforçada,lutadora e correram ate á exaustao.Acho que todos os miudos devem interiozar o conceito de equipa,de que puxam todos para o mesmo objectivo,quando ganham,ganham todos quando perdem,perdem todos!!
ResponderEliminarOs tecnicos de escolas de futebol debatem-se sempre com o problema da irregulariedade dos miudos,hoje podem fazer um grande jogo,mas amanha fazem um jogo pessimo,sao crianças e isto é mesmo assim,os tecnicos sabem isso e esse é um dos estimulos que há para treinar as escolas,fazer as crianças evoluirem e manterem uma regulariedade constante.Eu penso que ja houve evoluçoes muito interessantes na equipa,em alguns miudos e na minha opiniao as coisas num modo geral nao estao a correr assim tao mal como alguns "velhos do restelo" acham...os tecnicos estao ali para treinar e formar atletas,os miudos para aprenderem e divertirem-se,os pais na minha opiniao devem deixar que assim seja,e nao se podem substituir aos tecnicos principalmente DURANTE os treinos e DURANTE os jogos.
Vamos lá malta ouçam os conselhos dos tecnicos,sigam esses mesmos conselhos,de certeza que eles querem o vosso melhor....
Força FóFó
axo que uma equipa sao todos a correr para o mesmo nao o contrario todos atacamos e todos defendemos e nao como ja vi para a frente todos correm para defender vao os outros. axo que tem que saber o que e uma equipa porque 1º a equipa depois a equipa :)
ResponderEliminarComo pai do Diogo fico satisfeito por alguem gostar das caracteristicas do Diogo mas acho que ele podia por vezes ser mais agressivo no bom sentido desiste muitas vezes da bola cedo demais mas como ainda tem muito para aprender não estou preocupado os tecnicos saberão ensinar tanto a ele como aos seus colegas pois ele não e sozinho isto e uma equipa mas tambem acho que no futebol existe varias posições e os tecnicos sabem onde eles podem render melhor pois mas se atacarmos todos e defendermos todos não era preciso os treinadores estarem preocupados em corrigir posições no treino. Paulo Jacinto
ResponderEliminarNão gosto muito de individualizar por isso vou falar no geral, na formação e mais concretamente no escalão de escolas os jogadores não devem apenas saber jogar numa ou outra posição, mas devem estar isso sim preparados tecnica e tacticamente para jogar em qualquer posição. O contrário vai fazer com que a sua formação desportiva possua graves/grandes limitações.
ResponderEliminarNão individualizei ninguem não quero tirar o valor a nenhum jogador pois na equipa existem varios jogadores que eu gosto Bruno, Tiago v. só dei a minha opinião desculpem não me poder identificar mas por questões profissionais não posso.Mais uma vez peço desculpa a equipa está em primeiro lugar depois o individualismo.
ResponderEliminar