Escolas 9 Anos

Crónica do jogo enviada por Mister Claúdio:Cultural - 8 Futebol Benfica - 3



Foi num Sintético em muito mau estado, impróprio para a realização de qualquer actividade desportiva principalmente futebol, que se realizou este jogo.


O jogo teve um inicio muito equilibrado com as defesas a superiorizarem-se aos ataques. As oportunidades de golo não abundavam mas a nossa equipa dava sinais de a qualquer momento poder chegar ao golo algo que veio a acontecer por intermédio de Dani num remate de longe. Após o golo a nossa equipa continuava por cima e dispôs de uma grande penalidade para fazer o 2-0, algo que não aconteceu por manifesta falta de sorte já que a bola embateu no poste. Mas isto não esmoreceu as nossas crianças que conseguiram através de João Tomás chegar ao 2-0. E é a partir daqui e consequência de alguns erros e muita pressão que tudo muda, a equipa começou a acusar alguma fadiga física mas principalmente psicológica e o Cultural começou a acercar-se com maior perigo da nossa baliza chegando assim já perto do intervalo a igualdade 2-2 com dois golos de rajada.
No intervalo a conversa com os nossos atletas foi no sentido de que a equipa não baixasse a cabeça e corrigisse alguns erros que estava a cometer.
Na 2ª parte a história foi completamente diferente, o Cultural cedo chegou ao 3-2, mas a nossa equipa conseguiu empatar 3-3 através de Edgar num golo de longa distância. Mas logo de seguida o Cultural chegou ao 4-3 e a partir daqui tudo se desmoronou os nossos miúdos fruto de uma grande pressão psicológica foram-se abaixo, o que fez com que tudo fosse feito sem discernimento e com muito medo de errar. Conclusão disto o Cultural foi marcando golo atrás de golo á medida que a nossa equipa caia cada vez mais na monotonia, e foi por números exagerados mas resultado de tudo isto atrás referido que o Cultural chegou a 8-3.

Ficha de jogo: Miguel, Edgar-1, João Tomás-1, Dani-1, Bernardo, Vital e Gui. Jogaram ainda:Tiago, Francisco, Gonçalo, Omar e Pegacho.

Melhores em campo: Edgar e João Tomás.
Em tempos falei aqui neste blog sobre o ganhar a qualquer custo, e essa mensagem não tinha um destinatário em particular, mas servia isso sim, para todos aqueles que com esta ou aquela função estão directamente ligados a estas maravilhosas crianças que tenho o prazer de treinar. E por isso é preciso destacar que também é preciso saber perder porque saber ganhar é fácil, difícil é isso sim, manter a postura e ter a preciosidade e a capacidade para não desrespeitar nem magoar ou traumatizar os nossos jovens atletas.
A pressão é algo com que eles devem saber aprender a lidar, porque será importante para o seu futuro não apenas como atletas se for esse o caso, mas principalmente como seres humanos, mas também aí há limites. E o limite devemos ser nós a impor ajudando a que mesmo quando as coisas não correm tão bem, eles tenham a preocupação de sair de cabeça levantada e com o sentimento de dever cumprido.


Porque nem a semana passada ou à algumas semanas atrás eles eram os melhores no que ao futebol diz respeito, nem hoje após este jogo menos conseguido eles são os piores. Eles são sim aqueles que devemos apoiar e ajudar a formar fazendo-lhes passar os melhores ideais.


Aproveito para deixar aqui os votos de rápidas melhoras ao nosso Mini.

1 comentário:

  1. Estou completamente de acordo com esta cronica pois são simplesmente crianças com 9 anos parabéns a todos

    ResponderEliminar